sábado, 27 de outubro de 2007

Felicidade sempre e independente!

20/10/2007

Muitas vezes depositamos a nossa felicidade no próximo, seja em nossos amigos, ou mesmo naquela pessoa com a qual imaginamos que passaremos o restante de nossas vidas. Então, por um leve toque de desatenção desse ser, somos relegados ao nosso próprio destino, nos sentindo tristes e abandonados, imaginando que não fomos feitos para experimentar o que a vida tem de melhor a nos oferecer. É ai que erramos feio. Hoje percebo mais do que nunca que apenas uma pessoa é responsavel pela minha felicidade, sou eu mesmo. Encararmos esta realidade, nos remete a uma certa solidão no inicio, mas depois percebemos que tal verdade, por mais dura que possa parecer, é a única.

Viemos ao mundo sós e dele sairemos sozinhos também. Não quero com isso afastar a inexorável presença de Deus em nossas vidas, muito pelo contrário. Seu silêncio inquietante, muitas vezes nos mostra que devemos ser sempre reflexivos antes de qualquer ato, bem como que só a fé e a perseverança nos leva ao caminho do sucesso em tudo que quermos fazer. Mas quero impimir aqui, antes de tudo, que não devemos depositar a nossa felicidade em mais ninguém. Deus, mais que qualquer um outro, quer que vivamos essa experiência de forma única e individualizada, buscando o máximo de aprendizado nessa caminhada.

De uns tempos pra cá tenho feito isso cotidianamente e meus dias tem se tornado cada vez mais produtivos e felizes, por mais que não pareça. Continuo inquietante em mim mesmo e buscando a resposta pra uma porção de coisas, mas já sei que não devo procurá-la em mais ninguém, a não ser em mim mesmo. Não a busco nos negados sorriso dos companheiros de trabalho, nos rostos cansados daqueles que me acompanham no fim do dia no retorno aos seus lares, em meio ao um onibus lotado, muito menos em qualquer outro ser humano que negativamente teime em cruzar meu caminho afim de negar-me um minuto de atenção. Busca as respostas em mim mesmo.

Hoje sei me ver com mais naturalidade e com menos cobranças que em outros tempos. Não condeno mais meus atos, meu jeito, minha sexualidade, meus pensamentos, enfim. Não espero dos outros uma reciproca falsa, mas apenas o ato reflexo daquilo que lhes entrego. Por que também já sei que se inicio um dia com o pé esquerdo, ele tenderá a ser ruim até o seu findar, se trato alguém mal, mais pra frente também seria mal-tratado. Como nas minhas malditas sextas-feiras. Dia em que descarrego tudo que somatiso durante a semana... Tema pra outra conversa.

Certa dia ouvi o seguinte raciocínio: Se você jogar uma bolinha azul contra a parede, quando ela retornar para você, qual será a cor dessa mesma bolinha? O óbvio: AZUL! Do mesmo modo são nossos atos! Enfim, viva sem maiores compromissos, a não ser aqueles que você assuma com você mesmo, o de ser feliz por exemplo. Sejamos felizes com nós mesmo, nos aceitando do jeito que somos.

Sou muitas vezes chato e impaciente, mas tem quem goste, sabe por quê? A resposta,pra variar esta em mim mesmo... eu me gosto! Isso me basta. Basta saber que mesmo depois de uma sexta-feira negra terei ao meu redor aqueles que amo, sejam os amigos verdadeiros, as paixões cultivadas,a minha cadelinha Nickita... ou mesmo só, como já disse. Já que minha felicidade depende única é exclusivamente de mim mesmo.

Valeriane pra todos!!

Nenhum comentário: